por: Julio Sousa
Foto: Canva
A dúvida sobre como calcular o tempo de aposentadoria é comum após a reforma. A resposta não é única, pois depende se você já estava no mercado de trabalho quando a lei mudou ou se começou a contribuir depois.
Para quem começou a trabalhar após a reforma, a regra geral é clara. Homens se aposentam com 65 anos de idade e, no mínimo, 15 de contribuição. Mulheres se aposentam com 62 anos, também com 15 anos de contribuição.
No entanto, atingir o tempo mínimo de contribuição não garante o valor integral do benefício. Para receber 100%, os homens precisarão de 40 anos de contribuição, e as mulheres, de 35 anos.
Para quem já estava no mercado de trabalho antes da reforma, foram criadas as "regras de transição". São diferentes opções que combinam idade, tempo de contribuição e, em alguns casos, um "pedágio" a ser pago.
Uma das principais regras de transição é a do sistema de pontos. Nela, soma-se a sua idade com o seu tempo de contribuição. A pontuação necessária aumenta a cada ano, até atingir um limite.
Outra regra é a do pedágio. Nela, você precisa trabalhar por um período adicional (50% ou 100%) sobre o tempo que faltava para se aposentar pelas regras antigas, mas com uma idade mínima exigida.
Então, como calcular? Para os novos, siga a regra de idade mínima. Para os que já contribuíam, é preciso analisar cada uma das 5 regras de transição e ver em qual delas você se encaixa melhor para se aposentar mais rápido.