por: Portal Renda
Foto: Canva
Foto: Canva
A dúvida sobre a diferença entre Bitcoin e moedas digitais é comum. Embora ambos sejam digitais, a principal distinção que os separa está na sua origem, controle e filosofia fundamental.
Foto: Canva
O Bitcoin e as outras criptomoedas (altcoins) são, por natureza, descentralizadas. Isso significa que não existe um governo, um banco ou uma única entidade que os controle. Seu poder está distribuído entre os usuários.
Foto: Canva
As regras do universo cripto, como a criação de novas moedas e a validação de transações, são definidas pelo seu próprio código e pela comunidade, e não por uma autoridade central.
Foto: Canva
Já as Moedas Digitais de Banco Central (CBDCs), como o futuro Real Digital, são o oposto. Elas são centralizadas, emitidas e totalmente controladas pelo governo de um país, assim como o dinheiro de papel que já usamos.
Foto: Canva
Uma CBDC é apenas uma representação digital da moeda fiduciária oficial de um país. O Real Digital, por exemplo, será apenas a versão virtual do Real, com seu valor e regras ditados pelo Banco Central do Brasil.
Foto: Canva
Essa diferença de controle impacta diretamente o valor. O preço do Bitcoin varia livremente com a oferta e a demanda do mercado. O valor de uma CBDC, por outro lado, é atrelado à moeda oficial e controlado pelo governo.
Foto: Canva
Então, qual a diferença? É a centralização. Bitcoin é uma moeda global e descentralizada, sem um "dono". As moedas digitais de governos são versões virtuais do dinheiro tradicional, com total controle estatal.