por: Portal Renda
Foto: Canva
Foto: Canva
A pergunta sobre por que as ações nos EUA batem recordes surge de um paradoxo: mesmo com tarifas de importação elevadas e um cenário econômico desafiador, o índice S&P 500 continua em alta.
Foto: Canva
A explicação inicial é que, por enquanto, a realidade econômica ainda não alcançou as preocupações do mercado. Os lucros das grandes empresas, especialmente as de tecnologia, continuam surpreendentemente fortes e em crescimento.
Foto: Canva
O grande motor desse otimismo tem nome: inteligência artificial. O crescimento exponencial da IA tem impulsionado os lucros dos gigantes de tecnologia, que são as empresas com maior peso no índice S&P 500.
Foto: Canva
A temporada de balanços corporativos dissipou muitos medos. Mais de 40% das empresas do S&P 500 aumentaram suas próprias previsões de lucros, indicando que o ambiente de negócios está mais favorável do que se esperava.
Foto: Canva
A incerteza em relação às políticas de tarifas da administração Trump diminuiu. Com as regras mais claras, as empresas agora conseguem planejar melhor suas operações, o que traz mais confiança ao mercado.
Foto: Canva
É importante notar que essa alta não é uniforme. O índice Russell 2000, de empresas menores, não se recuperou da mesma forma, pois elas são mais vulneráveis aos custos das tarifas e à inflação.
Foto: Canva
Então, por que os recordes continuam? Porque os lucros das gigantes de tecnologia, impulsionados pela IA, são tão fortes que conseguem anular as preocupações com tarifas e inflação, puxando todo o mercado para cima.