por: portal renda
O CDCA (Certificado de Direito Creditório do Agronegócio) é um título isento de impostos e vinculado a créditos do setor agropecuário, que pode se tornar popular na renda fixa privada.
Foto: Canva
Uma operação recente coordenada pelo BTG Pactual ressuscitou o interesse por CDCAs, movimentando R$ 12,1 bilhões, superando expectativas iniciais.
Foto: Canva
Diferente de outros títulos do agronegócio, o CDCA é emitido por empresas da cadeia agroindustrial, envolvendo risco de crédito diretamente associado ao emissor.
Foto: Canva
O CDCA não é coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), possui baixa liquidez e é considerado complexo, sendo mais adequado para investidores qualificados.
Foto: Canva
A alta demanda pelo CDCA coordenado pelo BTG foi impulsionada pelo "risco bancário", visto que o título é lastreado pelo balanço do banco.
Foto: Canva
Apesar do sucesso recente, ainda é incerto se o CDCA terá uma onda de emissões, especialmente devido à sua complexidade e ao número limitado de bancos com atuação no agronegócio.
Foto: Canva
Analistas acreditam que os CRAs, mais conhecidos e líquidos, continuarão predominando no mercado de títulos do agronegócio, mesmo com o crescimento do interesse por CDCAs.
Foto: Canva