Movimento do dólar impacta as ações brasileiras; veja principais afetadas

por: Portal Renda

Foto: Canva

Foto: Canva

O dólar superou R$ 5,70 e depois amenizou, afetando as ações brasileiras devido à volatilidade cambial e preocupações políticas.

Foto: Canva

O real e o peso mexicano são duas das moedas mais fracas, influenciadas por política doméstica e o carry trade, com o real se destacando por uma possível recuperação.

Foto: Canva

O real pode se fortalecer devido a juros altos, diminuição do carry trade, valuation baixo, políticas fiscais e monetárias e expectativa de cortes nas taxas dos EUA.

Foto: Canva

O peso mexicano enfrenta desafios como reformas e incertezas eleitorais, tornando-o mais fraco em comparação com o real.

Foto: Canva

As ações brasileiras, especialmente nos setores discricionário e industrial, são mais sensíveis às flutuações cambiais do que as mexicanas.

Foto: Canva

Historicamente, uma queda de 10% no real leva a uma redução de 9% no Ibovespa, enquanto a mesma queda no peso mexicano reduz o Mexbol em 6%.

Foto: Canva

Com um real mais forte, ganham empresas como Gol e Eletrobras. Perdem setores como celulose e telecomunicações, que são mais vulneráveis a um real forte.