por: Julio Sousa
Foto: Canva
Foto: Canva
A dúvida sobre o horário ideal para assistir à "Lua de Sangue" neste domingo, 7 de setembro, é grande. O eclipse lunar total será o mais longo de 2025, com a fase avermelhada durando 1 hora e 22 minutos.
Foto: Canva
O fenômeno ocorre quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua. A atmosfera terrestre filtra a luz solar, deixando passar apenas os tons avermelhados, que são projetados sobre a superfície lunar, criando o efeito visual.
Foto: Canva
Infelizmente, o espetáculo não será visível a olho nu no Brasil. O eclipse acontecerá durante o dia em nosso fuso horário, impedindo a observação direta, mesmo com telescópios.
A visibilidade será total em regiões da Ásia, Austrália e leste da África. No Brasil, apenas uma fase penumbral, imperceptível a olho nu, poderá ser vista no extremo leste do país, ao nascer da Lua.
Foto: Canva
A boa notícia é que a tecnologia nos permite acompanhar o evento. A forma de assistir será através das transmissões ao vivo pela internet, que mostrarão o eclipse em tempo real a partir de outros países.
Foto: Canva
O Observatório Nacional fará uma transmissão completa e gratuita em seu canal no YouTube. A live começa às 12h (horário de Brasília) de domingo, cobrindo todas as fases do fenômeno.
Foto: Canva
Então, qual o horário ideal? Para nós, brasileiros, o ideal é sintonizar na transmissão online às 14h31, que é quando começa a fase total do eclipse, o momento em que a Lua ficará completamente vermelha.