por: Portal Renda
Foto: Canva
A formação do preço de ações é amplamente influenciada pela lei da oferta e demanda, onde a quantidade de compradores e vendedores determina o preço.
Elementos como cenário geopolítico e mudanças na política econômica afetam significativamente as expectativas dos investidores e, consequentemente, os preços das ações.
Analistas fundamentalistas focam em fatores econômicos e resultados empresariais, enquanto técnicos observam padrões de comportamento e expectativas do mercado.
No home broker, as ações são negociadas em tempo real. A fila de compra e venda é organizada por preços, com ordens maiores de compra e menores de venda tendo prioridade.
Investidores podem calcular o valor justo de uma ação considerando o potencial de lucro futuro, utilizando o cálculo de valor intrínseco baseado em dividendos.
Outra abordagem é avaliar o valor total da empresa, estimando o fluxo de caixa futuro descontado pela taxa de retorno desejada.
É necessário cuidado ao combinar técnicas de análise, pois expectativas exageradas ou pessimistas podem distorcer a avaliação real do valor de uma ação.