por: Portal Renda
Foto: Canva
Companhias aéreas, bancos e serviços de mídia foram afetados em vários países devido a uma falha nos sistemas Windows da CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética.
American Airlines, United e Delta paralisaram voos, causando mais de 1.400 cancelamentos e 4.000 atrasos nos EUA. Aeroportos na Europa, Índia e Singapura também sofreram atrasos e suspensões.
No Brasil, apps bancários ficaram fora do ar. Redes de TV no Reino Unido e na Austrália foram interrompidas. Serviços bancários na Austrália e Nova Zelândia foram afetados.
Diversos aeroportos, incluindo Madri, Berlim e Hong Kong, enfrentaram longas filas e check-ins manuais. A Eurowings cancelou todos os voos domésticos e entre Alemanha e Reino Unido até as 15h.
No Reino Unido, sistemas de agendamento de consultas médicas e farmácias foram afetados. Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais.
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris relatou problemas de TI a uma semana do início das competições, ativando planos de contingência para continuar as operações.
A Microsoft informou que a falha foi resolvida, mas problemas residuais podem persistir. A CrowdStrike confirmou que a falha estava relacionada ao sensor "Falcon" em seus sistemas Windows.